fortes

Fortes de Goa

  • Visite os fortes de:

Tiracol Alorna
Tivim/Meio Chaporá
Corjuem Reis Magos
Aguada Sanquelim
Pondá Gaspar Dias
Nanuz Banastarim
Mormugão Rachol
Cabo de Rama Anjediva
  • Os fortes hoje

    Há muitas edificações militares em Goa com muitos séculos de vida. Hoje a maioria encontra-se num estado de conservação muito mau, contudo visitar hoje os fortes de Goa é uma experiência única:
    Por um lado os fortes estão rodeados por paisagens tão deslumbrantes e transmitem um sentimento de nostalgia e história tão forte que os visitantes quase que se apaixonam por eles. Por outro lado a visita de tais lugares normalmente traz consigo um profundo sentimento de angústia quando se repara no estado de conservação de tais patrimónios históricos e na ignorância a que estão sujeitos.
    Já A. Lopes Mendes descreve estes sentimentos no seu livro “A Índia Portuguesa”, publicado no século XIX:
    “Quasi tudo se acha já desmoronado e desfeito, como testemunho evidente do nosso desleixo e ingratidão nacional. Sente-se na verdade profunda mágua ao contemplar as solitarias ruinas de Goa, onde os nossos maiores alcançaram tão merecida fama.”

  • A arquitectura militar

    Quanto à caracterização da arquitectura militar em Goa há alguns livros de interesse mas A. Lopes Mendes resume o essencial:

    “Quasi todas as fortificações do Estado da India portugueza foram construidas em tempos anteriores á pratica dos principios de Vauban, e algumas até fabricadas incialmente pelos mouros. São cópias exactas , das que temos no reino, désses mesmos tempos, em posições similhantes, com seus baluartes apertadissimos e informes, e algumas ainda com as velhas torres, barbacans e couraças que os progressos da arte militar têem feito desapparecer.”

  • O futuro

    É um facto que hoje muitos dos monumentos que este investigador ainda pôde observar em estado ruinoso desapareceram por completo em Goa e que muitos outros estão em vias disso se nada fôr feito para a sua conservação.
    Uma opção é entregar tais lugares à exploração turística privada, obrigando-a à sua manutenção, tal como com sucesso tem vindo a acontecer no Forte de Tiracol. Haverá outras opções?

Esta secção é fruto de uma longa investigação e inclui a visita à maioria dos fortes aqui descritos. Grande parte da história dos fortes é retirada do magnífico livro “A Índia Portuguesa” de A. Lopes Mendes (2 volumes). Se tiver qualquer sugestão ou crítica a fazer contacte-me (Constantino Xavier)
  • A localização dos fortes descritos:

    A localização dos fortes no estado de Goa