Forte de Nanuz

Forte de Nanuz

O forte de Nanuz situa-se a 2 km a sul da capital do concelho de Sattari, Valpoi. Nanuz é uma pequena aldeia e para quem vem da costa é sempre surpreendente observar o grande número de muçulamanos nesta zona do interior de Goa que aqui chegam a ser maioritários em algumas aldeias.

O pilar que antigamente suportava o cruzeiro em prata. Assinala o lugar do forte.Em princípio não existe hoje nenhum forte de Nanuz. Parece que existe ainda uma pequena gruta que originalmente pertencia á fortificação perto do Rio Mandovi, mas ninguém se atreve a explorá-la.

Hoje já só existe um pequeno pilar com uma placa que diz “Local do antigo Forte de Nanuz”. Este lugar é bem bonito porque fica numa colina mesmo na margem do rio e o terreno desce abruptamente até à água. Contudo é practicamente impossível chegar a este local que está rodeado de densa vegetação. Muitos habitantes locais queixam-se do estado degradado em que se encontra o lugar, e não percebem com ainda é assinalado no mapa turístico de Goa. Afirmam que muitos turistas ao chegarem a Nanuz e sem encontrarem indicações, desistem da visita.

História

O forte no século XIXHá muito pouco material sobre este forte. Construído provavelmente bem antes da chegada dos portugueses a estas terras do interior, foi utilizado regularmente como local para as rebeliões dos camponeses e pelos “Ranés” (dinastia hindu desta região) contra os portugueses, especialmente durante o século XIX. Devido a esse facto e à dificuldade com que os portugueses enfrentavam os revoltados no terreno montanhoso e inóspito, foi demolido pelos próprios portugueses em 1895. Hoje resta um pilar com a referida placa, que suportava uma cruz de prata, que foi levada para Portugal, com autorização indiana, em 1974.