Communicare aposta no português e na Europa

Communicare aposta no português e na Europa

150 150 Super Goa

O centro cultural Communicare tem vindo a afirmar-se no panorama cultural de Goa, direccionando-se especialmente para os mais jovens. Os seus cursos de verão agendados para os próximos meses dão especial atenção à língua e cultura portuguesa que os seus gestores dizem estar “bem viva” no território.

Especialmente direccionado a promover acções formativas entre os mais jovens, a Communicare preparou para as próximas férias de verão em Goa vários cursos.

Destaca-se o workshop de cozinha portuguesa (17 a 28 de Abril, para crianças dos 8 aos 14 anos), o curso “Português a brincar with Elsa” em que as crianças aprendem o idioma de Camões por via da música, da pintura e das artes plásticas (1 de Abril a 31 de Maio, dos 3 aos 12 anos), bem como o workshop especial “Português a brincar e a cantar”, a 17, 18 e 19 de Abril, na livraria Bookwork, em Panjim (dos 6 aos 9 anos de idade).

Outros cursos de verão oferecidos em Abril e Maio incluem workshops de pintura com o artista goês Rajendra Usapkar, de barro com Verodina Ferrão e de ginástica, karaté e marionetas (Sonia Rodrigues Sabarwal). Todos para diferentes grupos de idade, até aos 15 anos, e geralmente nas instalações do centro, em Porvorim, a poucos quilómetros a Norte da capital Panjim.

Promovendo a língua portuguesa e a Europa em Goa

Gerido por um “trust” de igual nome (Communicare Trust) o centro cultural tem à sua frente os goeses Nalini Elvino de Sousa, Lisa Dias Noronha, Akash Timblo e Audhut Kamat.

Nalini de Sousa, cidadã portuguesa de origem goesa que se estabeleceu em Goa há vários anos, disse ao Supergoa.com que o interesse especial pela língua portuguesa se deve ao facto de que “o Português, ao contrário do que se possa pensar, é uma língua que está bem viva e um dos objectivos (da Communicare) é demonstrá-lo”.

Nalini de SousaO centro tem procurado recrutar jovens portugueses com interesse em desenvolver acções de formação em Goa, porque em Goa há falta de jovens com fluência e capacidade em português: “É difícil encontrar em Goa jovens formados para ensinar Português às crianças mas estamos a criar contactos em Portugal para que no futuro possam vir jovens estagiários formar professores de Goa”, refere, acrescentado que “um desse contactos é com o Colégio João de Deus que se mostrou muito aberto à ideia”.

A ideia é expandir as actividades e passar a organizar “igualmente conferências, exposições e cinema relacionados não só com a cultura portuguesa mas também com a cultura de Goa”. Nalini de Sousa é igualmente gerente da loja de produtos portugueses “A Nau”, em Panjim.

A Communicare tem como um dos seus objectivos “encorajar a compreensão mútua entre Goa e a Europa por via de encontros intelectuais, culturais e inter-pessoais”. A morada do centro é: Communicare Cultural Center, Seraflor Building, Behind Berginia Park, Alto Porvorim, Bardez, 403 521, Goa. O endereço electrónico é communicare@sify.com e o contacto telefónico o (0832) 2412616.