Novas instalações reforçam Instituto Camões

Novas instalações reforçam Instituto Camões

150 150 Super Goa

O Instituto Camões tem vindo a desenvolver um rol de actividades visando promover a língua e cultura portuguesa em Goa. A sua recente re-organização e abertura de novas instalações permitem-lhe agora reforçar a sua presença no território e dar resposta ao crescente interesse por Portugal.

Entre as várias actividades realizadas este ano, conta-se a exposição “Um Olhar sobre a Pintura Portuguesa”, uma mostra de cartazes de obras de artistas portugueses do século XX, como Almada Negreiros e Vieira da Silva.

Igualmente, no contexto da sua iniciativa “Sábado à tarde”, realizou uma sessão de divulgação de fado sobre a fadista Mariza, em inícios de Março, estando programada uma segunda para amanhã, sobre Carlos do Carmo (pelas seis da tarde).

As novas instalações em Panjim do ICNovas instalações facilitam

Nas novas instalações no centro da capital de Goa, em Panjim, o Centro de Língua Portuguesa / Instituto Camões Goa, tem encontrado a possibilidade de aumentar as suas actividades.

Segundo o leitor do IC em Goa, Dr. José Miguel Ribeiro Lume, “As novas instalações vieram permitir um novo enquadramento e uma maior visibilidade passando a maior parte das nossas actividades de divulgação cultural a ser realizadas nas instalações do centro”. Anteriormente, os eventos realizavam-se em espaços cedidos por outras instituições, ou na Universidade de Goa.

“Além de ser um espaço condigno contribuirá para aglutinar interesses culturais diversos e servir de referência ao diálogo intercultural Portugal/India na sua expressão em Goa”, refere o responsável.

Nas novas instalações estão disponíveis elementos bibliográficos e materiais diversos, acesso à Internet e é dado apoio pedagógico e didáctico à aprendizagem ou aperfeiçoamento da língua portuguesa, em colaboração com o Departamento de Português da Universidade de Goa.

Crescente interesse pela língua portuguesa

Decorrem até meados de Abril dois cursos orientados pelo IC, nomeadamente o “Curso de Língua Portuguesa” e o “Curso de Cultura Portuguesa”, com um total de 54 alunos inscritos.

Miguel Lume recorda também que o interesse entre os jovens pela língua portuguesa está em crescimento no estado: “Prova disso é que mais de 50% dos meus alunos são jovens”, afirma.

Miguel Lume já tinha anteriormente ocupado o posto de leitorado em Goa, e voltou a ocupar as funções desde o ano passado, após um longo período em que a língua portuguesa deixou de ser ensinada na Universidade de Goa.

As novas instalações do Centro de Língua Portuguesa/ Instituto Camões situam-se na Agva House, 9/32, Dr. Dada Vaidya Road (Tel: 0832 – 5647737), no centro de Panjim, perto da Igreja da Imaculada Conceição.